O Sindseg-GV/ES, através do seu presidente Serafim Gerson Camilo vem a público manifestar repúdio à fala do vereador Wellinton Alemão (PSC), do município da Serra. O parlamentar usou a tribuna da câmara para falar sobre vigilantes armados, uma clara demonstração de desconhecimento total e irrestrito do tema.
De forma imperativa o parlamentar afirmou que não será a presença de vigilantes armados que protegerão alunos dentro a comunidade escolar e disse que a presença de um vigilante pode causar mais tragédias.
O que o nobre parlamentar não sabe é que a profissão é regulamentada e o vigilante armado recebe formação técnica, treinamentos específicos que teve sua carga horária ampliada para 200 horas/aulas com a inclusão das matérias ‘USO PROGRESSIVO DA FORÇA’ e ‘GERENCIAMENTO DE CRISE’ para atuar e, além disso, a obtenção da licença para exercer a profissão é feita através da Polícia Federal (PF).
O vereador Wellinton Alemão fala de forma equivocada, mas até o momento não apresentou qualquer proposição ou projeto de lei que abarque a segurança na comunidade escolar no ambiente municipal.
O presidente Serafim Gerson Camilo, representante legítimo da categoria dos vigilantes convida o nobre parlamentar para debater o assunto e conhecer como funciona a atuação dos vigilantes patrimoniais. O Sindiseg-GV/ES possui estudos de caso e sugestões de projetos que podem ser interessantes para o parlamentar.