TEL: (27) 3222-5940 / 3222-5341

E-MAIL: secgeral@sindseg-es.com.br

InícioNotíciasEscolas viram alvo de bandidos! Resultado da redução da jornada de trabalho...

Escolas viram alvo de bandidos! Resultado da redução da jornada de trabalho dos vigilantes!

A pandemia do covid-19 literalmente mudou a vida escolar no Espírito Santo e no Brasil inteiro: são alunos sem aulas, professores se virando como podem para transmitir conteúdo e patrimônios públicos sendo alvo de criminosos.

Com a redução da jornada de trabalho dos Vigilantes Patrimoniais nas escolas estaduais da Grande Vitória, os prédios onde contam apenas com poucos profissionais , geralmente da manutenção e limpeza estão sendo invadidos por bandidos.

Sem a presença diária dos vigilantes, os vagabundos estão estudando a rotina da escola para poder invadir tranquilamente o local. Foi o que aconteceu na EEEF Galdino Antônio Vieira. O local que conta com sistema de videomonitoramento, mas não conta mais com a presença física dos profissionais 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Os vigilantes que ficavam de segunda a sexta-feira nas escolas não estão mais todos os dias e com a redução da carga horária, estão trabalhando uma média de dois dias na semana e nesta escola o vagabundo percebeu a alteração na rotina, pulou o muro da escola, circulou por todo o local e fez vítimas, as funcionárias responsáveis pela limpeza”, explica Serafim Gerson Camilo, presidente do sindicato.

Serafim conta, ainda que, as vítimas tiveram seus celulares roubados e que o criminoso também levou outros objetos da escola.

“O governo quer economizar à custa da segurança do trabalhador. Essas mulheres que estavam sozinhas e desprotegidas no local poderiam até ter sido vítimas de um crime sexual.  Entendemos que a pandemia exige medidas de contenção, mas o Estado recebe recursos federais”, diz.

O questionamento que o sindicato faz é: será que será preciso que ocorram mortes e estupros nas escolas devido a ausência dos Vigilantes Patrimoniais nestes ambientes por causa da redução da jornada de trabalho? Será que o governo quer que o patrimônio público seja depredado e saqueado por vagabundos que estão com sua entrada franqueada nestes locais por falta de segurança? Quem vai pagar esta conta?

Produção: Assessoria de Imprensa Sindseg-GV/ES (Comunicação Integrada)

RELATED ARTICLES