TEL: (27) 3222-5940 / 3222-5341

E-MAIL: secgeral@sindseg-es.com.br

InícioNotíciasDispara o número de auxílio-doença no INSS durante pandemia

Dispara o número de auxílio-doença no INSS durante pandemia

O número de pedidos de auxílio-doença disparou durante a pandemia do coronavírus e saltaram de aproximadamente cem mil para cerca de 500 mil pedidos. Aqui no Espírito Santo o número de pedidos aumentou e o Sindseg-GV/ES também percebeu esse aumento.

De acordo com o diretor Welinton Silva, aumentou o número de Auxílio Familiar ao Trabalhador previsto na CCT. E este indicativo é uma espécie de termômetro que comprova a disparada no número de auxílio-doença concedidos pelo INSS.


“Temos muito Auxílio Familiar ao trabalhador por afastamento médico ou acidente de trabalho chegando para nós. Daí sabemos que muitos destes já passaram pelo INSS”, afirma.

Desde 2018, o INSS não registrava uma fila tão grande para concessão do auxílio-doença. O prazo médio de realização de perícia estava em 15 dias, em março, quando começou a pandemia no país.

Agora, a perícia não está mais sendo realizado de forma presencial e o tempo médio de análise dos dados do segurado também cresceu em abril, mas o INSS não informou uma estimativa do prazo de espera.

Perícias Médicas

Com o fechamento das agências, o INSS suspendeu a realização de perícias médicas e mudou o procedimento para a requisição do benefício. O processo é feito totalmente online com a apresentação de um laudo ou atestado médico apresentado junto à solicitação do benefício.

Os trabalhadores que estavam com perícia agendada devem seguir o procedimento de envio do atestado médico pelo Meu INSS.

Na prática, os benefícios por incapacidade que são pagos pelo INSS estão sendo liberados por meios digitais, sem a necessidade de perícia médica presencial, enquanto durarem as medidas de enfrentamento ao novo coronavírus.

Os atestados médicos enviados pela internet estão sendo avaliados de forma remota pelos servidores do INSS na liberação do auxílio-doença que também poderá ser liberado para quem for diagnosticado com coronavírus.

Produção: Assessoria de Imprensa Sindseg-GV/ES (Comunicação Integrada)

RELATED ARTICLES