O Departamento e Policia Federal – DPF autorizou de “FORMA EXCEPCIONAL E TEMPORÁRIA” que os vigilantes de agências bancárias que estejam fazendo pagamento do auxílio emergencial possam utilizar o vigilante do lado de fora das agências bancárias para ajudar na organização e vigilância na área externa do banco. Estes pagamentos só estão sendo feitos pela Caixa Econômica Federal.
Se aproveitando desta brecha, outro banco começou o colocar os vigilantes fora da instituição bancária. Chegou a CNTV, denúncias documentadas que o Banco Itaú estaria procedendo assim.
Alguns Estados além de nos informar chegaram a documentar e encaminhar denúncias sobre este fato ao DPF. Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Campina Grande/PR estão dentre estes que nos relataram tal situação.
Após consulta da Confederação ao Departamento de Policia Federal, o mesmo foi direto ao ponto e disse que “de acordo com o Parecer da DELP/CGCSP (cópia anexa) o entendimento é de que a medida de utilização de vigilantes desarmados para controle de usuários nas áreas externas das agências bancárias se aplica apenas às unidades onde ocorre o pagamento do auxílio emergencial, portanto, as agências do banco Itaú não podem adotar essa medida uma vez que não realizam o pagamento do auxílio emergencial do Governo Federal”.
Portanto, após este posicionamento, pedimos a todas as entidades que verificarem esta anomalia, que registrem e encaminhem a policia federal e a CNTV a denuncia contra o Banco Itaú pelo descumprimento do Plano de Segurança aprovado da agência e infração as normas de seguranças vigentes.
O Sindseg-GV/ES enviou ofício ao BANESTES e ESQUADRA pedindo esclarecimentos sobre o fato dos Vigilantes estarem trabalhando organizando filas. Mesmo ofício foi enviado para a DELESP PF.
Fonte: Confederação Nacional dos Vigilantes – CNTV