TEL: (27) 3222-5940 / 3222-5341

E-MAIL: secgeral@sindseg-es.com.br

InícioNotíciasCoronavírus prevenção: Não basta ter máscara! Tem que saber como usar e...

Coronavírus prevenção: Não basta ter máscara! Tem que saber como usar e limpar!

Todo cuidado é pouco quando o assunto é se prevenir do coronavírus.  A indicação da OMS é que as máscaras sejam utilizadas por pessoas saudáveis e as que, por ventura, estejam gripadas ou com algum sintoma da Covid-19.

Mas para ser eficiente como uma barreira física e evitar a propagação do coronavírus, é preciso saber como proceder durante o uso, como lavar e secar o EPI e como armazená-la com segurança durante as refeições e ingestão de líquidos.

O Sindseg-GV/ES já está fazendo a sua parte está disponibilizando gratuitamente máscaras reutilizáveis para seus associados. Inicialmente, a previsão era do material ser entregue aos trabalhadores que estão nos postos em bancos, hospitais e pronto-atendimentos.

A estratégia inicial foi modificada, a diretoria está percorrendo todos os postos onde há associados para entregar a máscara. Os postos que, por ventura, não forem visitados pelos diretores, os Vigilantes Patrimoniais podem retirar a sua máscara na sede do sindicato.

Além do Sindseg-GV/ES, há empresas como a VSG e a SEI que estão disponibilizando os equipamentos para seus funcionários e dando treinamento de uso para que as máscaras tenham maior eficácia.

“Parabenizo a iniciativa destas empresas que estão preocupadas com a saúde do trabalhador. Logo no início desta pandemia, notificamos as empresas e estas se destacaram no fornecimento das máscaras”, afirma o presidente do sindicato, Serafim Gerson Camilo.

Fique ligado e use a máscara de forma correta! Confira as dicas:

máscara é sua –  A máscara é de uso individual e não pode ser compartilhada.

Não toque – Tome cuidado para não tocar na máscara  e, se tocar, deve fazer imediatamente a higienização das mãos.

Limpeza –  A máscara deve ser lavada separadamente das outras roupas. A máscara deve ser lavada com água e sabão primeiro e, sem seguida deve ser deixada de molho em solução com água sanitária ou cloro por 20 minutos. Use duas colheres de sopa de alvejante para um litro de água.

Enxágue e secagem –  A máscara deve ser enxaguada muito bem para que não fique nenhum resíduo químico. Evite torcê-la com força, deixe-a secar  e depois passe o ferro quente.

Como guardar – Guarde sempre a sua máscara em recipiente fechado, ou seja, um vasilhame com tampa.

Produção: Assessoria de Imprensa Sindseg-GV/ES (Comunicação Integrada)

RELATED ARTICLES